terça-feira, 24 de março de 2020

Verbo: o Agente Ativo


       Adoro passear pela bíblia, como vocês já sabem. Hoje estava refletindo sobre a linguagem que foi responsável pela criação do mundo após ler um texto de um livro secular que dizia que a linguagem permite "nomear, criar e transformar o universo real". Como seres humanos limitados que somos não temos o poder de criar o mundo do zero, mas alguém pôde e esse mesmo Alguém tem promessas maravilhosas para nossas vidas em toda sua carta de amor: a Bíblia. Então sem mais delongas, eis a minha descoberta do dia.




"No princípio criou Deus os céus e a terra." Gênesis 1:1


       Observe que no versículo acima a palavra "criou" pode ser tida como um verbo regular e é classificada como pretérito perfeito no indicativo. O verbo criar nos dá uma ideia de ação, isto é, um agente (que no texto em questão é Deus) no princípio criou algo: os céus e a terra.

         Milhares de anos a frente João tira uma porção de seu tempo para escrever o evangelho segundo a sua perspectiva e já no prólogo, na introdução de seu livro ele diz:


"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o verbo era Deus." João 1:1


        O Evangelista inicia o seu livro convidando-nos a uma releitura de toda a bíblia. Quando lemos "no princípio era o Verbo" podemos entender que Jesus (a quem o texto se refere) era o agente ativo da criação. Nessa tarefa de releitura percebemos que o próprio Cristo é a chave de toda história do mundo. 

         Ele era o Verbo que estava no princípio. O verbo de ação "criou" está relacionado diretamente ao agente ativo da criação: o Logos, o Verbo, o Deus, o Cristo e isso é refutado no mesmo capítulo de João porém alguns versículos a frente:

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." João 1:14


O Agente ativo da criação se fez carne para revelar os segredos divinos e depois retornar ao pai. 

         Ainda sobre a relação do primeiro versículo de Gênesis notamos que antes de qualquer coisa existir a Palavra já existia e foi a partir dela que tudo foi criado. A Palavra está diretamente relacionada a Sabedoria divina. Foi essa sabedoria em conexão com a Palavra que criou não apenas o mundo, mas todo o universo. A vida! O casamento entre Sabedoria e palavra que dá o curso de nossa história.

        Sabe como podemos comprovar isso? 

       No texto de João 1 o evangelista declara "o Verbo estava com Deus" e "se fez carne e habitou entre nós". O Verbo, na figura de Jesus Cristo, tinha a missão de salvar a humanidade e devolver a vida. Os primeiros seres humanos feriram o mundo com o pecado e desde então temos enfrentado as dores dele. Toda a bíblia á uma carta de amor na qual o Agente Ativo, o Verbo, o Logos, promete não nos desamparar e promete nos devolver a vida e criar tudo de novo. Ele estava no princípio, participando da criação da raça humana. Quando esta se perdeu Ele se ofereceu como libação pelos pecados. Veio ao mundo, cumpriu seu papel e agora está junto ao pai fazendo expiação por cada um de nós para que em breve possamos estar com Ele. 


Assim como o verbo criar é um verbo de ação o verbo salvar o é. 


        O Verbo, Agente Ativo de nossa história, deseja manifestar em nossas vidas essas duas ações. O mesmo que nos criou (Barehit bará Elohim, no hebráico) deseja nos salvar.


"En arche en o Logos, Kai o Logos en pros tos Theon, Kai o Logos en Theos." João 1:1


O Verbo. O Agente ativo. O Cristo. Ele estava no princípio. Ele é Deus!






Leia também: O logos é aquilo que se opõe ao mito

Nenhum comentário:

Postar um comentário