terça-feira, 31 de dezembro de 2019

"De boas aqui no peixe indo para Nínive."


Exagerado? 
Creio que não, queridos!
Me peguei refletindo quem são os Jonas da atualidade.
Jovens que arrotam santidade e que acham que todos os outros que são diferentes de si estão condenados ao juízo de Deus. 

Ah Jonas... 
Como eu queria acreditar que em seu lugar faríamos diferente. 
Como eu queria acreditar que seu exemplo ensinaria o que não fazer.
Como eu gostaria de acreditar que não fugiríamos ao chamado de Deus. 
Mas acontece que fugimos e fazemos até pior que você.

Seríamos capazes de nos lançarmos ao mar de propósito só para tirar uma selfie na barriga do peixe e lá dentro, ao invés de refletir e nos arrepender dos nossos feitos, ficaríamos ansiosos pela próxima parada só para mais uma vez tirar uma foto aqui e outra ali com a legenda "Aqui de Nínive pregando o juízo" 

Vivemos em uma sociedade imatura e superficial (e não se engane, essas críticas servem principalmente para mim). Em nossa rotina ocupada, sequer lembramos de Deus. Buscamos conquistar coisas para nós mesmos. Alçar nossos próprios vôos. Pintamos a imagem de boa moça ou bom moço, que dá aos necessitados e abraça os carentes, mas somos os primeiros a jogar pedra quando um irmãozinho nosso comete um "pecado mais grave que o meu". Esquecemos então de todas aquelas palavras bonitas que publicamos, das vezes em que dissemos que precisamos amar o outro independente de quem ele seja ou das escolhas que tenha feito. Nos tornamos exatamente igual a Jonas: que se revoltou quando Deus deu uma segunda chance aos ninivitas. Não gostamos de dar segundas chances a quem "buscou juízo sobre si".

Não somos melhores que ninguém. Nossa religião, raça, gênero, nada disso nos faz melhor do que ninguém. A bíblia diz que todos somos pecadores e necessitamos desesperadamente da misericórdia de Deus. O pecado do outro não é pior do que o meu só porque é público. O outro não é pior que eu só porque não toma as atitudes que acho certa. 

Desejo 2020 que esse seja um ano diferente. Um ano de renovação de mente e alma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário