quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Sem dor, sem ganho!

Olá querido amigo, querida amiga. Fico feliz de estar compartilhando com você mais esse texto. Espero que Deus fale ao seu coração assim como fala ao meu a cada momento. Leia esse pequeno relato até o final e com certeza você encontrará algo valioso para sua vida.


Desde criança sou fissurada em conchas! Cheguei a fazer uma pequena coleção quando ainda era pequena mas após tantas mudanças acabei perendo-as. Isso não significa que agora, depois de grande, eu não tenha um pequeno tesouro. Em minha estante de livros guardo um pote com mais de 50 exemplares que encontrei em uma praia de Recife e também em uma ilha na região dos lagos do Rio de Janeiro.

As conchas são órgãos rígidos e muitas vezes externos que podem ser encontrados em moluscos. Eu diria que a concha é para os de sua espécie assim como a pele é para nós: o maior órgão que tem por objetivo proteger os órgãos internos. Fato interessante é que essas estruturas rígidas podem durar muitos e muitos anos mesmo que o seu interior morra. Porém, enquanto os animais moles que se abrigam em seu interior estão vivos pode acontecer um processo denominado enquistação. Este ocorre quando o molusco é invadido por algum parasita ou algum outro tipo de objeto estranho que venha a "irritar" sua vida. Como o animal não pode expelir esse hospedeiro ele inicia a enquitação que consiste em envolver o objeto com diversas camadas de nacta e, após um tempo, essa ação vai transformar aquele visitante indesejável em uma pérola.

Eu descobri isso ainda pequena com algumas pesquisas e achei esse fato muito interessante e sensacional. Esses objetos tão valiosos para a industria de jóias  nascem de uma sujeirinha que invade o molusco. Não é incrível? Mas, mais incrível ainda é a lição espiritual que podemos tirar desse processo. 

O livro de 2 Coríntios traz como tema central a Força que a nossa fraqueza produz e, em diversos momentos, o apóstolo Paulo fala acerca desse assunto com diferentes aplicações. Vamos nos ater o que encontramos em 2 Coríntios 4:16-18. Em minha bíblia o subtítulo da seção é: O desígnio e o efeito das aflições e lemos assim:

"Por isso, não desanimamos; pelo contrário,
 mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, 
contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz 
para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, 
não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; 
porque as que se veem são temporais, 
e as que se não veem são eternas." (ARA)

Esse texto se aplica perfeitamente a mensagem que eu gostaria de deixar com vocês hoje. 

Como lemos nos versículos, Paulo fala um pouco sobre quais são os reais motivos de passarmos por aflições. Creio que desde os primórdios da humanidade o homem tem buscado razões plausiveis que justifiquem os momentos de angustia pelo qual passa. Felizmente Deus nos deixou respostas em Sua Palavra. 

O que o Apóstolo Paulo nos diz nesse versículo é que mesmo que exteriormente estejamos cansados, sobrecarregados, confusos, interiormente devemos estar fortalecidos e renovados, dia a dia. Mesmo que tudo esteja desmoronando e aparentemente não vejamos saídas para nossos problemas, ainda assim temos que nos manter firmes. E ele explica o porque no versículo seguinte onde diz que essa tribulação é momentânea e chega até a ser leve; e essa tribulação nos atrairá para uma glória que não será passageira. Ela será eterna. 

Deus nunca disse que a vida seria fácil. Desde que nossos pais resolveram pecar [no Éden] nós temos enfrentado, dia após dia, as consequências. Sentimos dor, sentimos medo, nos decepcionamos, decepcionamos a outros, somos mesquinhos e egoístas... A bíblia nos diz que enquanto houver pecado no mundo estaremos fadados a essas mazelas. Entretanto, na mesma bíblia encontramos palavras de paz e esperança. 

Entenda: é a partir da nossa tribulação que Deus vai produzir algo tão precioso que nada poderá ser comparado!

É através da dor e do sofrimento que o molusco produz uma das pedras mais valiosas da atualidade. É a partir da sujeira, do objeto indesejado, que ele cria essa maravilha com a qual o mercado de jóias ganha muito hoje. Se engana quem pensa que encontramos apenas uma por molusco! Existem fotos na internet que apontam para a produção de mais de dez desses objetos preciosos em cada corpo. A partir de uma inflamação temos algo valioso! 

O pecado tem te manchado? As sujeiras do pecado tem chegado até você e te causado dor? Parece que seu mundo constantemente tem sido bombardeado por notícias ruins de modo que você não se sente capaz de administrar tudo? 

Talvez você esteja naquele vale de não entender poque certa coisa se levantou em sua vida e isso lhe tem tirado a paz todos os dias. Talvez você não entenda o porquê da decepção ter chegado, o porquê de você estar se sentindo triste apesar de ter tudo para ser feliz. Talvez sua família esteja se acabando, ou você esteja procurando um emprego que nunca chega e então olhando para o céu você questiona: por que, meu Deus? E mesmo assim talvez pareça que o Senhor esteja surdo às suas angustias e petições. 

Eu gostaria de te dizer que, apesar de ser difícil de acreditar, esse momento está acontecendo em sua vida porque Deus está produzindo em você algo valioso demais e bonito demais para ser entendido tão depressa. Ele nunca nos dá provas tão grandes que não possamos suportar e nesse seu momento de angustia Ele está te moldando para que sua fé seja lapidada. O objetivo Dele é que sua vida seja transformada e não seja meramente focada em coisas temporais e terrenas. Ele quer te preparar para o céu!

Deus quer mudar hoje a sua vida! Ele quer hoje entrar em seu coração e te transformar por inteiro. Mas como o próprio título do texto sugere: se não houver dor, não haverá ganho. Para que os dias bons cheguem, será necessário que passemos pelo dia mau. Se queremos que enfim chegue a calmaria, será necessário passar pela tempestade. Isso proque, por causa de nossa mente limitada, temos a tendência de não dar valor às coisas que vêm fácil demais. E todo esse momento de angistia produzirá, em nós, um eterno peso de glória. 

Viver sem altos e baixos não é viver, é apenas existir!

Eu oro para que nosso Pai imprima essa verdade em nossos corações e nos ajude a entender esse que toda aflição tem um desígnio e gera um efeito em nós. Eu oro para que você seja capaz de suportar o dia mau e mantenho firme a esperança de que em breve nada mais disso será necessário pois enfim toda lágrima e pranto e dor será apagada por Aquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário