domingo, 22 de setembro de 2019

"NÃO PASSO DE UMA CRIANÇA"



Há um tempo acompanho algumas mães de primeira viagem em minhas redes sociais. Não que eu queira ser mãe tão cedo, mas acho interessante suas dicas de leitura, dicas de como tratar a criança e o mais mágico é acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas. Através desse processo percebo o quanto Deus é detalhista a ponto de fazer pequenos seres se tornarem grandes homens e mulheres. O foco, porém, do texto de hoje não está no desenvolvimento da criança e sim na sua dependência de alguém que cuide dela para que ela se desenvolva. 

O pai e a mãe são muito importantes, mas infelizmente não é a realidade de todos, então vamos usar aqui a figura do responsável. Sem um responsável, alguém que se disponha a cuidar, educar e criar a criança não se desenvolve direito. Um bebê não sabe como ir até a fruteira e raspar sua maçã para comer. Ele não sabe banhar-se e depende única e exclusivamente de uma outra pessoa que faça isso por ele. Depois que esse indivíduo cresce um pouco ele pode se tornar um ser independente, mas por muito tempo ainda necessitará de auxílio e proteção para se desenvolver. 

Você pode está se perguntando: Tá bom Alice, mas por que você acha interessante que eu leia sobre crianças? Talvez você nem pense em ser pai ou mãe, talvez você nem seja dessas pessoas que gostam de criança, talvez você já tenha filhos adultos, talvez você não goste desse tema… são muitos talvez, mas creio que você entenderá o porquê de eu ter iniciado esse texto assim.

Vamos voltar nossa mente séculos atrás e nos colocar agora na era dos primeiros reis de Israel. Davi, homem segundo o coração de Deus, iria partir e deixaria Salomão, seu filho, como sucessor. Na verdade Deus já havia escolhido Salomão como sucessor de seu pai e pouco antes de Davi descer a sepultura Salomão foi levantado como rei de Israel. Um jovem com a grande responsabilidade de liderar e conduzir o povo de Deus. 

O Senhor de Israel tinha grandes planos para a vida do seu povo desde Abraão. Suas promessas eram ricas de bênçãos capazes de mudar a vida daqueles que as aceitassem. Imaginem o senso de responsabilidade que Salomão sentia ao ver toda a expectativa que o povo criava dele. Certa noite, enquanto dormia, recebeu um sonho no qual Deus lhe disse: “Pede-me o que queres que Eu te dê.” ( 1Reis 3:5 ARA). Talvez, se fosse um jovem comum, ele ficaria confuso entre milhares de pedidos. Se fosse um jovem comum ele poderia pedir um tempo, um dia ou dois, para pensar melhor no que pedir e durante esses dias ficaria pesando os prós e os contras para chegar a uma conclusão que talvez não fosse tão acertada assim. Fico pensando que se Salomão fosse um jovem como eu ele poderia ter pedido qualquer outra coisa, porém sua resposta nos mostra a grandeza de seu caráter e espírito: “ não passo de uma criança, não sei como conduzir-me [...] Dá, pois, a teu servo coração compreensivo para julgar o Teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal.” (1Reis 3:6-8 ARA). A bíblia diz que Deus ficou tão satisfeito com esse pedido de Salomão que fez com que ele prosperasse e se tornasse, além de sábio, rico e único pois nunca houve homem igual a ele em sabedoria. 

Alguns pontos chave podem ser destacados nessa história e eu talvez poderia escrever um livro sobre todos eles, mas hoje gostaria de identificar apenas a fala “não passo de uma criança”. Através dessa pequena frase Salomão identificou que sozinho ele não seria capaz de se desenvolver. Ele não seria capaz de crescer. Ele não seria capaz de caminhar. Ele não seria capaz de se alimentar. Porque ele se sentia uma criança. Quando se viu com uma responsabilidade tão grande em suas mãos, se viu impotente e então entendeu que suas necessidades só poderiam ser atendidas por um único Ser: Deus. 

Vivemos em um mundo onde o egoísmo e o orgulho têm tomado conta de nossas vidas. Muitas vezes olhamos tanto para nosso próprio umbigo e esquecemos que existe Alguém que pode nos auxiliar nos momentos mais adversos. Você já se sentiu tão impotente em alguma situação e isso o fez sentir-se meio perdido no que fazer? Eu já e várias vezes. Nos últimos meses senti isso com mais força, mas, talvez por nossa natureza humana e pecaminosa, em muitas situações tentamos meter os pés pelas mãos e resolver nossos problemas e os problemas do mundo com nossas próprias forças. O resultado, na maioria das vezes, é a frustração. A verdade é que não percebemos que somos crianças que necessitam DESESPERADAMENTE de um responsável; de alguém que nos auxilie em nossa caminhada, que nos indique o caminho. Necessitamos desesperadamente de alguém que tome conta dos nossos problemas e nos dê a segurança de que seremos capacitados para viver de acordo com os propósitos para o qual fomos designados. 

Deus se agradou do pedido de Salomão e deu a ele muito mais do que ele pediu. Deus espera hoje que tenhamos o mesmo espírito de discernimento. Em Tiago 1:5 lemos: “e, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” Uma pessoa que carrega grandes responsabilidades e busca a sabedoria do céu acima de poder, riqueza ou fama não será desapontada. Nosso pai está desejoso de nos conceder as mesmas bênçãos que um dia deu a Salomão se unicamente reconhecermos que “não passamos de uma criança.”

Eu oro para que Deus dê a mim e a você esse tipo de pensamento. Para que voluntariamente possamos nos colocar diante Dele na posição de aprendizes dizendo: “Senhor, eu não sei o que fazer porque não passo de uma criança. Me conduz, me ajuda, me dê sabedoria.” E eu tenho certeza que dessa forma tudo o que achamos importantes demais passará a ser apenas um mero detalhe pois Ele, que é bom e justo, vai nos suprir em todas as nossas necessidades.

Que a Graça e a Paz de Jesus esteja conosco por todos os dias.

Um comentário:

  1. Nada depende de mim, tudo depende de Deus!
    Somos Pó que precisamos constantemente da mão do oleiro para nós transformar...
    Quanto mais estivermos nas mãos do oleiro, mas semelhante estaremos com a vontade dele.
    Deus seja louvado por sua vida Alice! Eu te amo

    ResponderExcluir