Aoristo é a "forma aspectual e temporal do verbo grego antigo, que expressava a ação pura, sem determinação quanto à duração do processo ou ação ou ao seu acabamento."
A grosso modo o Aoristo é o tempo que enfatiza a ação verbal, sem considerar nenhuma duração, nem seu grau de acabamento.
Vejamos o que lemos em João 3:16:
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Se prestarmos bastante atenção ao verbo destacado veremos que ele se encontra no presente do indicativo, isso significa que a ação inerente a ele é uma realidade agora. Às vezes o indivíduo o trata como um verbo no passado como se estivesse escrito "todo aquele que Nele acreditou". Mas a passagem não fala de algo que passou e sim de algo que está acontecendo agora. Sem determinação de início ou fim. Uma ação ativa.
Como vimos acima, os verbos aoristos a são aqueles que não indicam duração ou grau de acabamento, ele contém durabilidade, constância. Entender isso nos faz entender algo maravilhoso que Deus deseja nos ensinar através de Sua palavra: enquanto permanecemos crendo nele teremos a vida eterna. Nossa crença deve ser algo contínuo e através disso nós receberemos a vida eterna. Isso tudo porque UM DIA ELE NOS AMOU e não apenas um amor nominal. Foi um amor ativo que se doou por nós. A consequência de crer no amor Dele é a certeza da vida eterna.
Pode ser que tudo pareça muito difícil, às vezes até meio confuso, mas a promessa de Deus não falha e é contínua.
Creia hoje! Deus tem a vida eterna para você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário